quarta-feira, 28 de agosto de 2019

COMO FAZER OS FLORAIS

Em 1930, o Dr. Edward Bach, médico e pesquisador inglês, encontrou na homeopatia uma nova maneira de abordar tratamentos. Retirando-se para uma fazenda na floresta de Gales, pesquisou, identificou e catalogou as flores silvestres em 38 tipos, usadas ainda hoje na produção dos florais, dando origem aos fundamentos de uma nova medicina.

Edward Bach descobriu que a energia das flores possui propriedades curativas. Para isto ele utilizou um método bastante simples: impregnar a água com esta energia. Portanto as essências florais são água energizada com a energia das flores.

Os florais, coadjuvantes nos tratamentos médicos, trabalham de maneira preventiva atuando sobre o estado emocional de cada indivíduo, no cerne do problema e não em seus sintomas.

Florais são preparados líquidos naturais concebidos a partir de flores de arbustos e árvores silvestres. Em sua fórmula não contém produtos químicos e não existem contra-indicações, podendo ser usados por todo tipo de pessoas - inclusive bebês.

Se mandarmos analisar quimicamente as essências florais o laboratório encontrará basicamente água e álcool. Não haverá nenhum princípio ativo físico que explique o potencial curativo que existe nas essências florais. Isto acontece porque o princípio ativo não é físico e sim energético. Esta é uma terapia vibracional.

Em 1976, os efeitos dos Florais de Bach foram reconhecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como terapia complementar. Os florais não são legalmente considerados remédios e não substituem as indicações e o tratamento médico.


Preparo dos florais
Dr. Bach descobriu um método de cura simples e deixou todos os passos da preparação documentados para que as pessoas pudessem preparar e utilizar as essências florais. O método de preparação é o mesmo utilizado pelo Dr. Bach.  É simples e não requer nenhum equipamento especial ou técnicas complicadas. Essa opção pela simplicidade se deu para que todos pudessem compreender e quem desejasse pudesse preparar o floral por si mesmo.

Os remédios são preparados a partir de plantas silvestres, em seu no habitat natural.  É necessário porém,  saber identificar corretamente as plantas.

Para extrair a essência das flores é utilizada a água. A água deve ser de fonte ou mineral sem gás. Água de fonte curativa, água esterilizada, desmineralizada  ou destilada não serve. A água deve ser coletada na hora do preparo do floral.

Força Vital de Flores Irradiantes - No pico da florada, flores frescas são colocadas sobre água de fonte, numa vasilha de vidro, onde permanecem sob o sol por algumas horas. A vida irradiante que emana destas flores é registrada na água, que serve como meio condutor.

As essências devem ser preparadas no local onde crescem as flores.  Utilizam-se apenas as flores mais perfeitas,  que estejam no auge da floração,  que se desenvolveram em ambiente sem poluição e que não foram submetidas a qualquer tratamento químico.

E. Bach desenvolveu dois métodos básicos para a obtenção das essências florais: solar e fervura. Posteriormente outros métodos foram desenvolvidos, como o lunar e o misto.

Obs: a função do brandy é servir de conservante. O álcool nele contido evita o desenvolvimento de microorganismos que podem ser prejudiciais à saúde.

Para retirar a essência, pode-se deixar a flor em exposição ao sol ou por fervura. Seja ao sol ou fervida, as flores colhidas são somente as perfeitas e completamente desabrochadas e devem ser cortadas diretamente dentro de uma vasilha de vidro com água. Já o método de fervura é indicado para as flores que ficaram voltadas para baixo e também para plantas de aspecto lenhoso.


MÉTODO SOLAR

O recipiente para as flores precisa ser de vidro ou de cristal, em forma de tigela, mais aberta na borda superior e de espessura fina.

De manhã, enche o recipiente  com água de fonte  potável  e colhe-se as flores colocando-as diretamente neste vidro com água. As flores devem ser colhidas com uma tesoura limpa e deve-se evitar qualquer contato com as mãos.  

As flores escolhidas para o floral devem estar no auge de sua floração. Este recipiente de vidro com água e as flores deve ser colocada no meio das ramagens, sobre um apoio que lhe permita ficar na altura da florada ou  nas imediações da planta, exposto ao sol.   As flores devem ser colocadas ao sol pela manhã e retiradas no inicio da tarde. É importante que seja um dia de sol ou que tenha poucas nuvens.  

O tempo varia de aproximadamente duas a sete horas, dependendo da planta e da intensidade do sol.   A tigela com as flores  ficam expostas descansar sob a luz solar forte até que as flores apresentem sinais de começar a murchar.

As flores irão transferir informações vivas e absolutamente singulares para a água que guarda esta memória. Depois esta água será coada com um coador melita em uma garrafa ou vidro âmbar, esterelizado e seco.

A água energizada é filtrada e colocada em um vidro âmbar, esterelizado e seco. Neste vidro coloca se 50% da água com as propriedades curativas da flor e 50%  de conhaque brandy, que será usado como conservante.   Deve se agitar o frasco com a mistura 100 vezes. Esta é a essência mãe.

Utiliza-se, no sistema Bach, o método solar para aquelas plantas que florescem no final da primavera e no verão. Nestas épocas, na Grã Bretanha, o sol está forte o suficiente para impregnar a água com a energia da flor.

No sistema Florais de Minas este método é utilizado para "as plantas nitidamente solares"¹, e a exposição ao sol dura da manhã até o final da tarde.

MÉTODO DE FERVURA
O método de fervura é indicado para as flores que ficaram voltadas para baixo e também para plantas de aspecto lenhoso. O processo de colheita é igual ao método solar. Em um recipiente de vidro ou esmaltado coloca-se água de fonte ou  potável.  

Acrescentam-se as flores, que neste método são colocadas em conjunto com seu raminho de sustentação, folhas e brotos. O tempo de fervura varia de acordo com a fragilidade  ou a testura da flor. Podendo variar entre cinco a trinta minutos.
Deixa-se o conteúdo fervente esfriar e então inicia-se o mesmo procedimento de filtragem e engarrafamento descrito no método solar

No sistema Bach utiliza-se este método para as plantas que florescem no período em que não há sol o suficiente (na Grã Bretanha) para que seja usado o método solar. Ou seja, que florescem em um período diferente do verão e do final da primavera.

No sistema Florais de Minas o método de fervura é recomendado para "as flores cabisbaixas que procuram espontaneamente o calor da terra, e (para) aquelas plantas de aspecto lenhoso"².

A extração por fervura deve ser feita em panelas de vidro ou de esmalte.  O processo da colheita das flores é igual ao método solar. Dependendo da flor, a fervura deve ser feita entre dez e vinte minutos.


MÉTODO LUNAR
Utilizado pelo sistema Florais de Minas na obtenção das essências de  plantas de características noturnas. O procedimento é o mesmo do método solar, apenas muda o período de exposição que passa a ser noturno, "sob lua plena".

MÉTODO MISTO
Método desenvolvido para obtenção da essência floral de algumas plantas, como a da Quaresmeira Roxa.
O processo é o mesmo do método solar, diferenciando apenas no momento em que a flor começa a murchar. Neste momento, no método misto, o recipiente de vidro com as flores e a água é levado para a sombra, embaixo da planta. Aí fica por um período aproximado de 1,5 horas, até que as flores voltem a ficar viçosas. Somente neste momento é que retira-se as flores, faz-se a filtragem e a tintura mãe.
Com este processo o potencial curativo da essência floral é significativamente aumentado.


COMO FAZER O FLORAL
EXTRAÇÃO DA ESSÊNCIA FLORAL PELO MÉTODO  SOLAR / FERVURA

Colher as flores que estão no auge da floração (máxima potência), quando o sol começa a se levantar (± 8h)
As flores viradas para cima, deixar no sol, as 8h-16h,  imersa em água potável e arrumada em forma de arranjo (vaso de flores).
As flores viradas para baixo, que tiram a sua energia da terra, são fervidas por ±5 minutos.
As plantas que viram para cima, tiram energia do sol. Faz se a extração solar.
 As que viram para baixo, tiram energia da terra, faz-se a extração por fervura.
As plantas lunares, que florescem e exalam perfume a noite, faz se a extração lunar.
Com o sol bem forte não é necessário deixar as flores muito tempo para se extrair as suas essências.  Com o sol mais fraco deve se deixar das 8h-16h.

FILTRAGEM
Coar, com um coador melita e suporte reservado apenas para isto, passando para um vidro esterelizado, âmbar, a essência floral extraída da flor.

1. ESSÊNCIA  MÃE
2. SOLUÇÃO ESTOQUE (kit das essências florais)
3. SOLUÇÃO DE USO

1.    ESSÊNCIA MÃE:
  • 50% da água energizada com a extração da energia das flores
  • 50% Conhaque Brany (conhaque de uva)
A essência-mãe é uma mistura de 50% da água energizada com a extração das propriedades curativas da flor  e 50% de conhaque brandy.  O brandy é usado para conservar a essência e manter a validade por muito tempo.
É necessário fazer a homogeneização deste líquido fazendo um movimento de sucção 100 vezes. Deve ser etiquetada a garrafa colocando o nome da essência mãe e a data em que a mesma foi feita.
Conservação:  a essência mãe deve ficam em um período de quarentena, em um local de total harmonia, fresco, silencioso, ventilado e sem muita claridade. Somente depois ela estará pronta para a solução estoque. É conservada em vidros âmbar, protegidos da luz e do calor.  Sua duração é de tempo indeterminado quando adequadamente armazenada.
Cada essência mãe é uma matriz, a partir da qual muitas essências estoques (florais concentrados) serão preparados.

2. SOLUÇÃO ESTOQUE
SOLUÇÃO-ESTOQUE:  da primeira diluição da essência-mãe origina a solução-estoque.  As solução estoques (floral concentrado) são utilizadas para preparar a solução de uso para as pessoas.

SOLUÇÃO ESTOQUE – FLORAIS DE BACH E FLORAIS DE MINAS
  • 20% da matriz (essência mãe) e
  • 80% de conhaque Brandy.
  • Quantas gotas forem indicadas.
SOLUÇÃO ESTOQUE – OUTRA FORMA
  • 50% da água energizada com flores
  • 50% de conhaque brandy
  • 02 gotas de essência mãe
O conteúdo do vidro deve ser balançado intensamente a fim de homogeneizar-se. O conhaque pode ser substituído por vinagre de frutas para o caso de não poder ingerir bebida alcoólica. Está pronta a solução estoque.

Fórmulas de emergência: A fórmula emergencial, o Rescue dos Florais de Bach e o Buquê de Cinco Flores dos Florais de Minas, é composta por quatro gotas de solução-estoque do floral envolvido, tornando-o mais concentrado.


3. SOLUÇÃO DE USO - Diluição ao paciente
A mistura do paciente é formada por:
  • 20% a 30% de conhaque;
  • 70% a 80% de água;
  • 02 gotas de solução-estoque indicada para cada caso ou conforme a gravidade do caso.

OUTRA FORMULA DA SOLUÇÃO DE USO
Em um vidro ambar ou de plástico, com conta gotas, colocamos
  • 30% da essência mãe indicada,
  • 30% de conhaque
  • O restante de água.
Estes frascos são preenchidos com conhaque e duas gotas da essência mãe são suficientes para imprimir neste líquido a qualidade terapêutica da essência.

Pode-se utilizar o vinagre de maçã natural a  10%  ou 15% na solução com água mineral para pacientes com intolerancia a alcool ou pacientes com diabetes.   Para crianças pode se utilizar a glicerina. Deverá ser usada a 5% na solução de água. O frasco pode ser de 30 ml ou 60 ml, de vidro esterilizado, de cor âmbar com bulbo de látex e cânula de vidro.  OBS: quando utilizar o conservante de glicerina, é recomendado fazer a formula de 30ml.

MODO DE USAR AS ESSÊNCIAS FLORAIS “SOLUÇÃO DE USO”:
Pingar sob a língua 4 gotas/4 vezes ao dia. Nos casos de emergência para tirar a pessoa rápido do sofrimento (depressão, desespero, fobia, pânico): pingar sob a língua 4 gotas, de duas em duas horas, durante 3 dias. A seguir, 4 gotas, 4 vezes ao dia.

Existe uma dosagem padrão para o tratamento com florais, mas que pode ser alterado de acordo com o estado emocional do paciente. O efeito da essência não depende da quantidade de gotas tomadas a cada vez, mas da frequência de vezes tomadas ao dia; assim, recomenda-se tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia  podendo-se aumentar ou diminuir a dosagem conforme a necessidade.

Pode se usar algumas gotas de solução-estoque num copo com água para os casos mais agudos. Pode colocar as essências vibracionais no suco, chá, leite, na água ou na comida quando se fizer necessário.

Manter o frasco bem fechado, longe do calor, luz, umidade e aromas,  radiações e aparelhos elétricos (TV, equipamento de som, celular, computador, ar condicionado, etc).  A  validade da solução de uso é geralmente de 30 dias.  Etiquetar sempre o rótulo com data de fabricação e de validade.

As essências Florais não têm contra-indicação, efeitos colaterais e não criam dependência química. Podem ser administradas juntamente com  remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos, desde que não haja contra-indicação específica. Os preparados com conhaque não devem ser utilizados por alcoólatras ou por portadores de doenças do fígado. Nestes casos, as essências podem ser preparadas com vinagre de maçã natural.

Os florais não apresentam reações.  Somente quando o problema está muito arraigado costuma-se ter catarses ( as emoções vem à tona).  É comum uma  certa ansiedade, uma agitação, mas tudo isso faz parte da harmonização.

COMO ATUAM AS ESSÊNCIAS FLORAIS
As Essências Florais têm sua ação baseada em sua natureza vibracional. Elas trazem padrões de consciência ou de informação que atuam por ressonância vibratória catalisando processos de transformação da consciência, e despertando dons, talentos, virtudes e potenciais latentes, através dos campos energéticos do Ser Humano. 


Elas atuam fundamentalmente no campo da nossa Consciência, alinhando nosso Espírito, com nossa Alma e nossa Mente facilitando então o acesso aos nossos dons, qualidades, virtudes e potenciais necessários ao nosso bem estar, harmonia e evolução. Ao mobilizar tais dons, qualidades ou virtudes, elas não substituem a nossa responsabilidade pessoal no tocante à necessidade de uma prática constante de reflexão, interiorização, meditação, prece, estudos e quaisquer outras atitudes e atividades necessárias para o nosso desenvolvimento pessoal.

As Essências Florais também não substituem a necessidade de bons hábitos alimentares, exercícios físicos e quaisquer outras terapias ou atividades indicadas por médicos ou terapeutas. Na verdade, elas vão apoiar e potencializar a quaisquer outras práticas voltadas para nosso bem estar ou crescimento interior.

As Essências Florais são catalizadoras de dons, qualidades e atitudes positivas. 

Spray para Limpeza de Ambiente e Limpeza de Aura - Para um recipiente tipo “bombinha de laquê” – pode ser de plástico ou de vidro de 100 ml -, pingar 7 gotas da solução-estoque das essências florais escolhidas, colocar 10 ml de álcool de uso hospitalar e completar o recipiente com água pura. Nos frascos de spray de 30 ml, colocar duas gotas de cada solução-estoque.

Feitura de Pomada - O veículo deve ser de creme neutro, sem resíduos de gordura animal, vegetal ou lanolina. Em um pequeno pote, pingar 7 gotas da solução-estoque das essências florais escolhidas no creme neutro e misturar. O creme Lanette e o gel alcoólico podem ser utilizados como veículo da pomada.
Óleo para Massagens - Para um vidro de 100 ml, pingar 7 gotas de cada solução-estoque escolhida, completar com óleo de uvas, óleo de amêndoas ou um óleo que seja natural e neutro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário